Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Tyrannides
 Wetmore & Miller, 1926
Parvordem: Tyrannida
Família: Tyrannidae
 Vigors, 1825
Subfamília: Fluvicolinae
 Swainson, 1832
Espécie: S. modestus

Nome Científico

Sublegatus modestus
(Wied, 1831)

Nome em Inglês

Southern Scrub-Flycatcher


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Guaracava-modesta

A guaracava-modesta é uma ave passeriforme da família Tyrannidae.
Conhecido também como sertanejo.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) sub = próximo de, quase; e de legatus = do gênero Legatus de Sclater (1859), governador; e do (latim) modestus = modesto, simples. ⇒ (Ave) modesta parecida com as do gênero Legatus ou (ave) modesta similar a um governador.

Características

Mede entre 13,0 e 14,0 centímetros de comprimento.
Não apresenta dimorfismo sexual. Lembra uma pequena Elaenia, com a cabeça proporcionalmente pequena em relação ao corpo e postura ereta. Possui o píleo e a nuca cinza uniforme. Bico e pés pretos. O bico é curto, podendo apresentar a base da mandíbula levemente rosada. Marca esbranquiçada no loro, se estendendo em torno dos olhos. Garganta e peito esbranquiçados, ventre (barriga)amarelo, duas nítidas faixas claras nas asas. O timbre da voz lembra a do enferrujado (Lathrotriccus euleri) e a da guaracava-de-crista-alaranjada (Myiopagis viridicata), tendo porém uma melodia distinta, diferenciável em campo.

Subespécies

Possui duas subespécies:

Aves Brasil CBRO - 2015 (Piacentini et al. 2015).

Fotos das subespécies de Sublegatus modestus
(ssp. modestus) (ssp. brevirostris)

Alimentação

Alimenta-se de insetos que captura entre os arbustos.

Reprodução

Constroi o ninho em forma de cesta.

Hábitos

Locomove-se rapidamente entre os arbustos do cerrado, solitário ou aos pares, vocalizando com frequência.

Distribuição Geográfica

É uma espécie localmente comum, possui ampla distribuição no Nordeste e Brasil central. Os limites de distribuição da espécie são pouco conhecidos. No estado do Paraná, a espécie aparece nas várzeas do Rio Paranapanema a partir de Abril, em ambientes de capoeira, provavelmente espécimes migratórias de inverno.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos